12/11/2018

Projeto Político Prevencionista para a emancipação profissional

Marcos A. Ribeiro

Presidente do SINTESP

O tempo passa, o tempo voa,e esse ano estamos comemorando 30 anos de existência de nosso Sindicato, que um dia começou como uma Associação de Técnicos de Segurança do Trabalho, a Aprossetesp.E no ano de 1988, mais precisamente no dia 04 de Outubro, foi quando conseguimos a nossa tão almejada Carta Sindical, tornando-nos,com isso, uma Entidade Sindical.

A partir dessa data e emposse da Carta Sindical, a primeira diretoria do Sindicato eleita e empossada, iniciou um grande trabalho para que pudéssemos buscar para toda a categoria de TSTs no Estado de São Paulo, avanços nas condições de trabalho, melhorias nas condições salariais, assim como nas condições sociais de nossos representados.

Uma das grandes vitórias conquistadas foi,especialmente, a primeira assinatura da nossa Convenção Coletiva de Trabalho com a Fiesp-Federação das Industrias do Estado de São Paulo, quando foi homologado o primeiro Piso Salarial da categoria, sendo que conquistamos o maior piso de categoria técnica de nível médio em todo o País. A partir desta CCT iniciamos a assinatura com várias outras Federações e Sindicatos desetores com atividades diferentes.

Outra grande conquista do nosso Sindicato, durante esses 30 anos de existência, foi quando em 2005 tivemos a oportunidade de comprarmos a nossaSede, localizada no centro de São Paulo, onde conseguimos montar uma grande estrutura sindical para atender a nossa categoria, e por diversas vezes fomos indicados para recebermos prêmios importantes em razão da atuação proativa frente a categoria.

Vale ressaltar que desde a criação do nosso SINTESP, por diversas vezes tentamos fazer alianças políticas partidárias para que pudéssemos, juntamente com a Federação, conseguirmos o nosso tão almejado Conselho de Classe, mas sempre esbarramos em vontades políticas, justamente por nunca termos conseguido emplacar a candidatura de uma representação com DNA prevencionista, sendo que neste ínterim tentamos eleger representantes TSTs como Deputados Federal e Estadual, mas o nosso conselho até o dia de hoje não saiu por falta, principalmente, de vontade política.

Como a nossa vida é um eterno aprender e isso dentro da nossa categoria é de suma importância, neste ano tivemos a oportunidade de colocar em prática uma experiência muito interessante que foi a de elaborarmos um Projeto Político Prevencionista, com a indicação por parte do nosso Sindicato de um profissional para a tentativa de ser eleito em nome de toda a categoria prevencionista, na qual todas as atividades tais como: Prevenção de Acidentes, Prevenção contra Incêndios, Prevenção do Meio Ambiente e Prevenção da Saúde, seriam beneficiadas com a eleição destepossível parlamentar.

Infelizmente, não obtivemos êxito neste pleito, pois não tivemos número de votos suficientes para ser eleito. Porém, o que ficou para nós foi a experiência aprendida e de que nossa categoriaprevencionista não desista desse objetivo, uma vez que sabemos agora que se quisermos ter a nossa emancipação como profissão, o caminho é lutarmos para que na próxima eleição a categoria prevencionista se una e eleja pelo menos um representante com DNA da Prevenção.