Bem-vindo, sábado, 20 de abril de 2024.

06/05/2016

Responsabilidade social e engajamento em prol do TST

Ao iniciarmos este ano tínhamos ciência de que seria um ano difícil para todos os trabalhadores do nosso país. Muitos de nossos companheiros Técnicos de Segurança do Trabalho já haviam perdido os seus empregos no ano de 2015. E, agora que já estamos no inicio do segundo trimestre deste ano, ainda nos deparamos com a mesma ou até pior situação, sendo bastante incômoda com referência à situação econômica, política e social do Brasil, onde encontramos uma grande quantidade de trabalhadores que perderam e ainda estão perdendo seus empregos neste ano de 2016.

Infelizmente, não temos uma perspectiva de melhora em relação a esta situação negativa em que se encontra o nosso país, principalmente neste momento delicado no qual tivemos o início do processo de impedimento de nossa presidente da República, com sérios riscos de agravar ainda mais o cenário para a nossa categoria e para todos os demais trabalhadores.

O SINTESP, ciente de sua responsabilidade social e da necessidade de apoio aos seus representados, entendendo que nestas horas todos os esforços ainda serão poucos diante de uma realidade preocupante, resolve, por bem, criar uma condição especial para a atualização dos Técnicos de Segurança do Trabalho que estejam desempregados, ofertando alguns cursos que fazem parte de nossa grade, totalmente gratuitos.

Para que isto possa ocorrer, estamos buscando negociar com os nossos instrutores e, também, com as empresas que são nossas parceiras nos treinamentos práticos, para que se engajem em nosso projeto, doando seu trabalho de forma voluntária; e o SINTESP, em contrapartida, oferece a sua estrutura para a realização dos cursos.

Sabedores de que inúmeros profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho que estão à disposição no mercado de trabalho, temos a certeza de que teremos uma quantidade enorme de inscrições, por isso seremos obrigados a colocar algumas regras básicas para que sejam efetivadas as matrículas, caso tenhamos sucesso nas negociações com os instrutores e empresas parceiras.

Para a participação, os TST´s deverão atender alguns requisitos importantes tais como:

Ser associado do SINTESP;

Estar desempregado;

Ter recolhido a contribuição sindical para a nossa entidade.

Estaremos oferecendo um número de vagas limitadas a serem preenchidas, conforme ordem de inscrição e atendendo estes requisitos.

Esperamos que oportunamente possamos divulgar esses cursos em nossos meios de comunicação, tentando, assim, ajudar na medida do possível, até que estejamos voltando à normalidade das atividades em nosso país.

Marcos Antonio de Almeida Ribeiro

Presidente do SINTESP