logoSintesp

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO


Ética, competência, dignidade e compromisso com a categoria



Novo número Whatsapp: (11) 94760-3156

Bem-vindo, quinta-feira, 25 de abril de 2024.

Logo Força Sindical
13/12/2015

Tirando o "S" da Crise em 2016


 

Ao findar mais um ano de muitos trabalhos e conquistas, apesar das grandes dificuldades geradas pelo cenário de crise no Brasil, o ano de 2016 se apresenta para todos nós, profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho, trazendo em seu bojo a esperança de superar todos os obstáculos, que estão por vir, com criatividade. Temos certeza de que esta fase será um tanto quanto difícil para a nossa categoria, por se tratar de problemas que compreendem as conjunturas políticas, econômicas e sociais.

 

Em 2015, apesar de todas as dificuldades, pudemos comemorar conquistas importantes para os TSTs, tais como as Assinaturas de Convenções Coletivas de Trabalho com mais de 102 sindicatos patronais. Além disso, mesmo com as complicações econômicas impostas pela situação do país às empresas, não deixamos de manter e reajustar nosso piso salarial pelo INPC, com o maior índice de nossa história. Sabedores de que somos considerados uma categoria diferenciada e, portanto, sem um poder de barganha maior do que os das categorias preponderantes, mesmo assim tivemos um acordo coletivo positivo, estabelecendo um piso salarial de quase R$ 3 mil.

 

Vale frisar que, no decorrer do ano, nos deparamos com uma situação bastante desagradável, que foi o início da grande recessão econômica brasileira, refletindo em volume significativo de demissões de trabalhadores, o que, consequentemente, afetou a nossa categoria. Porém, temos a certeza de que diante de todas as dificuldades pelas quais a nossa categoria passou, desde os tempos em que tínhamos a nomenclatura de Inspetor de Segurança do Trabalho, pudemos superá-las de alguma maneira. E não será desta vez que deixaremos de alcançar melhores condições para os nossos representados. Também temos convicção de que em momentos como o que estamos atravessando sempre será possível dar a volta por cima e sair desta situação para outras muito melhores do que estávamos. Nossa História tem provado isso, o que é também motivo de muito orgulho para toda a Diretoria.

 

Agora é hora de exercitarmos tudo aquilo que aprendemos no decorrer de nossa empreitada na prevenção de acidentes. Portanto, vamos tirar o "S" da CRISE e vamos CRIAR melhores condições, as quais nos permitam colocar em evidência tudo aquilo que temos de melhor, como "a criatividade do Técnico de Segurança do Trabalho". É hora de aproveitar para por em prática o espírito empreendedor, cada vez maior do brasileiro, e buscar alternativas para a atuação profissional. Que não seja apenas na forma do emprego com carteira assinada, mas ter a remuneração digna por nosso trabalho em outras atividades, como assessoria/consultoria à pequenas e micro empresas, por meio de parcerias com escritórios de contabilidade, por exemplo.

 

Esperamos que neste ano de 2016, a nossa categoria possa estar cada vez mais unida, participando mais ativamente das questões técnicas, políticas e sociais do nosso país e ensejando, dessa forma, ganhos para todos os profissionais desta tão maravilhosa profissão.

 

Feliz 2016!

 

Marcos Antonio de Almeida Ribeiro

Presidente do SINTESP



Voltar para Editoriais