Bem-vindo, quinta-feira, 18 de abril de 2024.

28/04/2020

Um pequeno vírus aterrorizando grandes nações

Interessante como as coisas acontecem assim num piscar de olhos, mudando tudo de uma hora para outra e transformando as nossas vidas.

Às vezes nos deparamos olhando para o horizonte e vendo como este planeta Terra é belo, como o céu e o mar são de uma beleza incomparável.

E o ar que respiramos, e nem enxergamos, mas que está o tempo todo ao nosso derredor?

Tudo isso nos leva à alguns questionamentos, fazendo a nossa mente viajar e entender o quanto somos pequeninos e frágeis como seres humanos, diante da grandeza do infinito.

Elaborando este editorial e meditando sobre o que está acontecendo no momento, quando um vírus microscópico aterroriza e coloca de joelhos as maiores potências mundiais, primeiras em poder, riqueza, desenvolvimento, tecnologia, etc e tal, chegamos à conclusão que nada mais será igual ao que era antes, após a passagem dessa pandemia do novo coronavírus.

Como costumo dizer, infelizmente, o nosso País ainda não desenvolveu uma mentalidade prevencionista, optando pela reparação ao invés da prevenção e, tanto é que somos ranqueados como o quarto do mundo em número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e, com toda essa realidade da recente reforma na área trabalhista e previdenciária, além das reformulações das Normas Regulamentadoras, bem como de tantas outras medidas provisóriase agora com esse tsunami do Covid-19 atingindo a nossa já fragilidade economia, a tragédia só tende a aumentar, atingindo ainda mais o nosso mundo combalido da prevenção.

E, diante desse cenário, com certeza, a nossa categoria dos Técnicos de Segurança do Trabalho, também será bastante afetada, pois se não bastasse o assédio moral no impedimento do seu desenvolvimento profissional no trabalho, para alguns empresários a segurança do trabalho é apenas custo/despesa, e em momentos como esses, em que a economia despenca, nossa área será profundamente atingida.

Se já é consenso geral que o mundo não será mais o mesmo após a passagem do Covid-19 e, sabendo que uma das grandes virtudes do ser humano é justamente sua capacidade de se reinventar, então REINVENTAR será a palavra do dia.

Mas REINVENTAR também vem precedido das palavras “ATITUDE e COMPROMETIMENTO”, e da mesma forma que estamos sobrevivendo em épocas de “confinamento social”, onde a sala de visita é online, também saberemos exigir daqueles que tem o poder de decisão que segurança e saúde sejam uma das variantes obrigatórias do sentimento transcrito na frase “ORDEM E PROGRESSO” da bandeira nacional.

Por tudo isso, que volto a reafirmar que somente e, unicamente e tão somente juntos, poderemos fazer, de fato, um mundo da prevenção, um mundo melhor.

Parabéns a todos os profissionais que, em momentos como esses de grandes desafios e dificuldades, não olvidaram esforços para fazer o seu melhor, seja no campo da prevenção de acidentes, seja no combate às doenças contagiosas, como esta pandemia que assola o mundo.

Marcos Antonio de Almeida